Três cidades do litoral Sul de Santa Catarina registraram alagamentos e danos na manhã desta segunda-feira (21) após uma elevação rápida do nível do mar provocada por um tsunami meteorológico. Jaguaruna, Laguna e Imbituba tiveram ruas tomadas por água e areia, além de danos em edificações e barcos arrastados pela força da água. Equipes das Defesas Civis municipais estão avaliando as áreas atingidas e, até o momento, não há registro de vítimas.
Segundo a Defesa Civil de Santa Catarina, o fenômeno é raro e de difícil previsão e não tem relação com terremotos, como ocorre nos tsunamis de origem sísmica. A ocorrência foi confirmada após análise de dados de radares meteorológicos, imagens de satélite e registros de marégrafos. Uma linha de instabilidade avançou pelo litoral, provocando rajadas de vento entre 60 e 90 km/h, enquanto alterações bruscas na pressão atmosférica contribuíram para a rápida elevação do nível do mar por volta das 6h.
Ao longo desta segunda-feira, o aumento do calor e da umidade deve favorecer a formação de novos temporais em Santa Catarina, inicialmente no Oeste e depois em outras regiões. A Defesa Civil de Santa Catarina mantém alerta para risco de vendavais e granizo, com possibilidade de chuva intensa, queda de árvores, danos em coberturas e interrupções no fornecimento de energia. Apesar da previsão de mar agitado nos próximos dias, não há indicação de um novo tsunami meteorológico, já que a chegada de uma massa de ar frio e seco deve reduzir as condições favoráveis à formação de novas linhas de instabilidade.